ARGAMASSA POLIMÉRICA SMARTOP – PARA BLOCOS E TIJOLOS – (BISNAGA: 3KG)

ARGAMASSA POLIMECICA PRONTA PARA USO 3KG

Saiba mais sobre este produto que veio para revolucionar a Construção Civil

 

DEFINIÇÃO

A Argamassa Polimérica é uma nova solução construtiva. Trata-se de um produto tecnologicamente inovador criado para substituir a argamassa convencional no assentamento de tijolos ou blocos para alvenaria de vedação, ou seja, alvenaria que tem a função de dividir ambientes externos e internos de uma edificação, que suportam somente seu próprio peso.

ORIGEM

A argamassa polimérica surgiu nos Estados Unidos no início da década de 1980. Porém, no Brasil, este produto foi pouco difundido até o ano de 2011, quando passou a ser oferecido no mercado brasileiro da construção civil.

No Brasil, a utilização deste produto tem se difundido principalmente no Sul do país. Aonde, já existe uma cultura de uso do produto. Nas demais regiões brasileiras o produto vem sendo implantado no mercado recentemente.

COMPOSIÇÃO

Massa feita a base de compostos minerais com aditivos especiais.

VANTAGENS DA ARGAMASSA POLIMÉRICA SMARTOP
EM RELAÇÃO A ARGAMASSA CONVENCIONAL:

Pronta para uso: A Argamassa Polimérica Smartop é um produto pastoso e pronto para ser utilizado dispensando o acréscimo de qualquer outra substância a sua fórmula o que reduz potencialmente o custo com mão-de-obra proporcionando maior economia e aumento de produtividade.

Segurança para sua obra: Pois proporciona melhor resistência a compressão e melhor resistência a tração na flexão, dois atributos incompatíveis na argamassa tradicional. E, ainda tem melhor adesão no substrato (tijolo ou bloco).

Economia para sua obra:

-Reduz a mão-de-obra e aumenta a produtividade em até três vezes, em comparação com a argamassa convencional.

-Rende até 20 x mais! Proporciona menor custo por m2 de parede, pois 1kg de Argamassa Polimérica equivale a 20 Kg de argamassa convencional; com 1e ½ kg de argamassa polimérica faz 1 m2 de parede. Enquanto que com a argamassa convencional são necessários 30kg.

-Proporciona economia na argamassa de reboco, pois permite um reboco mais fino por permitir um assentamento mais parelho e resultar em paredes mais uniformes;

-Dispensa a utilização de tela, grampo ou similares para a ancoragem de tijolos/blocos em pilares de concreto;

-Desperdício zero;

-Obra limpa, o que reduz gasto com mão-de-obra para realizar limpeza.

Velocidade na execução da sua obra:

-Proporciona maior velocidade no assentamento, pois sua aplicação pode se tornar até três vezes mais rápida do que a argamassa convencional;

-Obra limpa, o que aumenta a velocidade da execução da sua obra.

Colabora para a preservação ambiental: Trata-se de um produto ecológico, pois não leva em sua composição cimento e areia como a argamassa convencional.

Fácil Transporte e logística: A Argamassa Polimérica Smartop é mais prática e proporciona uma grande economia de tempo e espaço para sua logística e armazenagem.

INSTRUÇÕES DE USO

A Argamassa Polimérica Smartop já vem pronta para o uso. Logo, não necessita de acrescentar nenhum outro ingrediente a sua fórmula.

1. Antes de aplicar:

Armazenagem: Mantenha a Argamassa Polimérica Smartop armazenado em local seco, fresco e arejado. Empilhe no máximo 5 caixas.

Indicação: A Argamassa Polimérica Smartop é indicada para alvenarias de vedação internas ou externas, sem função estrutural ou uso refratário.

Rendimento: 1 Bisnaga de 3kg pode fazer até 2m² de alvenaria.

Tijolos ou Blocos: Não deverá haver diferenças de dimensões maiores de 3mm entre uma peça e outra, pois isso resultaria na dificuldade de nivelamento e alinhamento dos blocos no momento da aplicação.

Os tijolos ou blocos utilizados deverão atender aos padrões de qualidade determinados pelas normas brasileiras ou possuir os selos de qualidade da ANICER (ABCP ou PSQ).

Aplicação: A Argamassa Polimérica Smartop pode ser aplicada com a própria embalagem (bisnaga), basta apenas corta a embalagem no local indicado e aplicar. Mas, também este produto pode ser aplicado com o aplicador Smartop que tem dois bicos e permite que as duas fiadas sejam feitas ao mesmo tempo. Neste caso, corte a bisnaga no fundo e insira o seu conteúdo no aplicador de Smartop e aumente ainda mais a produtividade.

Preparação da superfície:

Caso a Argamassa Polimérica Smartop seja aplicado em peças levemente úmidas, o tempo de cura será retardado, porém não prejudicará a sua adesão e o seu resultado final. Porém, se as peças estiverem completamente molhadas a adesão, e consequentemente, o resultado final serão afetados.

– Os tijolos ou blocos devem estar limpos, sem areia, graxa, óleos ou pó para que não haja comprometimento da aderência deste produto.

Nivelamento da base: Para garantir um resultado final satisfatório, se faz necessário que a base esteja bem nivelada e no prumo para receber este produto. Logo, recomendamos que a primeira fiada seja sempre assentada com argamassa convencional, para corrigir qualquer desnível que possa existir no piso.

 

2. NO MOMENTO DA APLICAÇÃO:

A dosagem correta: A aplicação da Argamassa Polimérica Smartop deverá ser feita em dois cordões de argamassa, com aproximadamente 1cm de diâmetro cada, sobre uma das superfícies a serem unidas. Recomendamos a utilização do aplicador Smartop para garantir a dosagem correta.

Observar o distanciamento dos blocos: Durante a aplicação deste produto não há necessidade de se “encabeçar” os tijolos ou blocos (aplicar o produto nas juntas verticais). Porém, é recomendável deixar um espaço lateral de 1 a 3 mm entre os blocos para comportar as dilatações térmicas e higroscópicas. Em outro momento, este espaço será preenchido pelo reboco da alvenaria.

A importância de bater o nível e utilizar o prumo: Se durante a aplicação a alvenaria estiver fora do nível ou do prumo, deve se utilizar pequenos calços para fazer pequenos ajustes. Para que não ocorra problemas de nivelamento ou prumo é recomendável que a primeira fiada seja assentada com argamassa convencional como já foi mencionado anteriormente.

No momento do encunhamento: A fixação ou encunhamento da parede à laje ou viga superior deve ser realizada de acordo com as normas e as boas práticas do mercado. Deve-se utilizar, argamassa para encunhamento (argamassa resiliente).

Durante a ancoragem: A ancoragem, ou seja, a fixação dos blocos ou tijolos pode ser realizada diretamente nos pilares ou colunas laterais com a argamassa polimérica Smartop. No entanto, deve-se observar o espaço entre as partes, pois estes não devem ultrapassar 3mm em toda a área de contato entre os blocos e a coluna. Ainda, podem ser utilizados certos tipos de fitas metálicas ou telas.

A Altura ideal de assentamento: A altura ideal de alvenaria que pode ser erguida no mesmo dia irá depender do tipo e da qualidade dos tijolos ou blocos que serão utilizados. Se houver previsão de chuva ou ventos fortes para as próximas horas, é recomendável que a altura seja moderada evitando assim o desalinhamento ou a saída de prumo da alvenaria.

Tempo de aplicação recomendável: Após aplicar os cordões da Argamassa Polimérica Smartop, recomenda-se que o assentamento dos tijolos ou blocos sejam realizados nos próximos 10 minutos. Este tempo recomendável pode variar dependendo das condições climáticas, ou seja, em climas úmidos este tempo pode ser maior. Já em climas secos este tempo pode ser menor.

3. APÓS A APLICAÇÃO

Observar o tempo de cura: A secagem inicial do produto geralmente ocorre entre 6 e 12 horas. Porém sua resistência final só será alcançada a partir de 72 horas, em climas secos e quentes. Porém, o tempo de cura pode variar conforme os tipos de tijolos ou blocos utilizados e as condições climáticas do ambiente. Quando houver umidade intensa, a cura do produto só terá início após a secagem completa dos blocos assentados.

Quando ocorre a resistência inicial: A Argamassa Polimérica Smartop começa a se tornar resistente as intempéries após as primeiras 8 horas, quando se trata de clima seco. Se a umidade do ar aumentar ou houver chuva durante as primeiras 8 horas, recomenda-se cobrir ou escorar a alvenaria para que esta não saia do prumo.

Em caso de ajustes: Se houver necessidade de fazer algum ajuste retirando tijolos ou blocos após o seu assentamento, deve-se retirar a argamassa que foi aplicada e refazer a aplicação com uma nova argamassa. Caso, isso não seja feito, poderá resultar em problemas de aderência do produto ao substrato (tijolo ou bloco).

Caso sobre argamassa na embalagem: Quando acontecer de abrir uma embalagem da Argamassa Polimérica Smartop e não fizer uso de seu conteúdo totalmente, a mesma poderá ser vedada e o produto poderá ser reutilizado em até 30 dias.

Fotos

Vídeos

Smartop

Produtos inovadores para sua construção.

Ir para o topo